Página inicial

 Página inicial

 Álbum de Fotos

 Agapornis

 Calopsitas

 Papagaios

 Cuidados gerais

 Cortando asas e unhas

 Devo ter um pássaro?

 Direitos dos animais

 Plantas para pássaros

 Ecologia

 Mapa do site

 Histórias reais

 Aves no Antigo Egito

 Aves e a arte

 Aves de São Paulo

 Nossos mascotes

 Campanhas/Banners

 Links

 Nossos Artigos

 Matérias

 Ser Vegetariano

 Proteção Animal

 Escreva-nos!

Criando Papagaios, Calopsitas e Agapornis.

 

        MATADOUROS – A  CRUELDADE  INDUSTRIALIZADA

 

"O horror diante da crueldade não pode ser seletivo ao diferenciar vítimas racionais das irracionais, seja num campo de extermínio ou num matadouro"                         (Omar Manzanares)

Ser vegetariano é uma opção de paz de consciência e saúde. Quando seres vivos passam do pasto para um cardápio de churrascaria, há todo um processo de crueldade envolvido. Somente o homem, com a sua sabedoria racional,  pode ter a grandeza de perceber isso.

O livro dos livros registra :     “E disse Deus: eis que vos tenho dado toda a erva que dá semente que está sobre a face de toda a Terra. E, toda árvore, cujos frutos dão semente, ser-vos-á para mantimento“  ( Gênesis 1:29).

É um registro de que seres vivos merecem compartilhar o direito à vida  com o homem e merece ser lembrada uma frase do grande artista e celebridade incontestável Paul McCartney: “Se matadouros tivessem paredes de vidro, ninguém comeria carne”.

Este alerta visa não somente preservar os animais do abate cruel, mas também a saúde do ser humano, pois nenhuma doença vem por acaso. Toda doença é fruto do erro de viver em desacordo com as leis da natureza.

Não existe nada mais em desacordo com a natureza do que comer carnes de animais transportados a longas distâncias e sujeitos a grandes sofrimentos para chegar ao matadouro. São aglomerados em veículos sujos e privados por muitas horas de alimento e água. Essas pobres criaturas são conduzidas à morte a fim de que seres humanos tenham uma refeição farta com seus cadáveres.

A carne, após ingressar no intestino humano, entra rapidamente em decomposição e surgem as toxinas, ou seja, venenos contra os quais o organismo humano não tem glândulas neutralizadoras como as tem os animais carnívoros e aves de rapina. Com a passagem do tempo, a presença desses venenos no organismo acaba se tornando um suicídio lento.

Quem escolhe ser vegetariano  nota  num curto espaço de tempo que seus sentidos se regeneram, pois tudo que envenena o corpo afeta o cérebro. A energia física torna-se uma consequência natural dessa regeneração mental.

Diversas experiências  tem sido feitas no sentido de comprovar que vegetarianos, quando se exercitam, são capazes de efetuar duas ou três vezes mais contrações musculares sucessivas do que os carnívoros.

Outro argumento incontestável é que os animais herbívoros são muito mais resistentes do que os carnívoros. O leão e o tigre, ferozes e valentes, não podem correr mais do que um quilômetro seguido sem ficarem cansados, enquanto um cavalo corre quilômetros sem apresentar sinal de fadiga.

É importante a consciência de que ingerir carne é embrutecer a natureza e privar os seres humanos daquele amor e simpatia que devem sentir uns pelos outros. São entre pessoas especiais dotadas desses sentimentos que surgem as entidades de proteção aos animais.

Essas entidades, apesar de sua piedosa intenção, serão muito mais autênticas a partir do momento que seus membros deixarem de comer a carne, produto embalado por muitos sofrimentos e atrocidades.

Nunca será tarde para concluir que somos o que comemos.

Frases Famosas:

Animais são criaturas de Deus, não são propriedade humana, nem utensílios, nem recursos, nem tampouco mercadorias. São seres preciosos aos olhos de Deus.   Reverendo Andrew Linzey,  Oxford University, "Animal Theology" (Teologia Animal), 1995

Tome partido. Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado"                                                              Elie Wiesel

"Não ter conhecido vida melhor não alivia o sofrimento do animal. Os seus desejos fundamentais permanecem e é a frustração desse desejo, que constitui grande parte de seu sofrimento. Há muitos exemplos: a vaca leiteira, que nunca tem permissão para amamentar o seu bezerro, as galinhas poedeiras, que nunca podem andar ou mesmo esticar as suas asas, a porca, que nunca pode fazer o seu próprio ninho ou encontrar a sua comida na natureza, etc. Por fim, nós frustramos o desejo mais fundamental de todos do animal – o de viver"                                                                                                  David Cowles-Hamar.

" Sinto pena de mulheres que continuam a comprar casacos de peles, pois nelas faltam dois dos mais importantes requisitos para uma mulher: Coração e sensibilidade".                                                                                                         Jayne Meadows (Atriz)

"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem o nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles."                                                                             Philip Ochoa

" Costumo perguntar às pessoas por que elas têm cabeças de veados na parede. Elas dizem sempre que é porque é um belo animal. Bom, eu acho a minha mãe muito bonita, mas apenas tenho fotografias dela.                          Ellen DeGeneres, apresentadora

" O animal selvagem e cruel não é aquele que está atrás das grades. É o que está na frente delas."      Axel Munthe

"Eu temo pela minha espécie quando penso que Deus é justo."                          Thomas Jefferson

"Em se tratando de fidelidade, devoção, amor, muitos homens estão aquém do cão ou do cavalo. Que maravilhoso seria se pudessem ao menos antes do julgamento final, afirmar: 'Eu tenho amado tão verdadeiramente ou sido tão decente quanto o meu cão E ainda assim os chamam de ' simples animais! ‘ " Henry Ward Beecher (Abolicionista)

"Não podemos ver a beleza essencial de um animal enjaulado, apenas a sombra de sua beleza perdida"                                                                                    Júlia Allen Field, 1937

"A protecção dos animais faz parte da moral e da cultura dos povos."           Victor Hugo

"Matar animais por desporto, prazer, aventura e pelas sua peles, é um fenómeno que é ao mesmo tempo cruel e repugnante. Não há justificativa na satisfação de uma brutalidade dessas."                                                                      Dalai Lama

"Os animais dividem conosco o privilégio de terem uma alma. "        Pitágoras

"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."      Leonardo da Vinci

"Atrocidades não são atrocidades menores quando ocorrem em laboratórios, ou quando recebem o nome de pesquisa médica."                                          George Bernard Shaw (Dramaturgo, Nobel 1925)

"Eu comprei 2 chimpanzés machos de uma fazenda de criação na Holanda. Eles viveram em jaulas separadas, uma perto da outra, por muitos meses, até que usei um deles como doador de coração. Quando nós o sacrificamos, na sua jaula, na preparação para a cirurgia, ele gritava e chorava incessantemente. Não achamos o fato significante, mas isso deve ter causado grande trauma no seu companheiro, pois quando removemos o corpo para a sala de operação, o outro chimpanzé chorava copiosamente e ficou inconsolável por dias. Esse incidente tocou-me profundamente. Eu jurei nunca mais fazer experiências em criaturas tão sensíveis."                               Dr.Christian Barnard (médico que fez o primeiro transplante de coração em humanos.)

                                                                                                                              

             


                                        BIRDMANIA 1999-2008 - birdmania@uol.com.br