Página inicial

 Página inicial

 Álbum de Fotos

 Agapornis

 Calopsitas

 Papagaios

 Cuidados gerais

 Cortando asas e unhas

 Devo ter um pássaro?

 Direitos dos animais

 Plantas para pássaros

 Ecologia

 Mapa do site

 Histórias reais

 Aves no Antigo Egito

 Aves e a arte

 Aves de São Paulo

 Nossos mascotes

 Campanhas/Banners

 Links

 Nossos Artigos

 Matérias

 Ser Vegetariano

 Proteção Animal

 Escreva-nos!

Criando Papagaios, Calopsitas e Agapornis.

 

  

Guia prático de como "matar" sua ave

 Escrito pelo Zootecnista: Francisco Freixinho Jr.

As aves  em geral são mais frágeis que cães, gatos e outros animais por várias razões. Matá-las é bem fácil e nunca foi tão fácil se você seguir este guia. Passo a passo, você mesmo pode "matar" qualquer ave! Veja como é fácil torturar até a morte um animal indefeso que deveria estar numa floresta e não em uma pequena gaiola.  

-Se for um papagaio, forneça bastante girassol, um potinho cheio, todos os dias, o dia inteiro, dê de preferência só girassol a granel, que tem maior teor de aflatoxinas. Ele ficará gordinho, descorado, sinal de saúde!

-Dê bastante vitaminas ao seu canário e outros passeriformes e tudo mais que você encontrar para vender em pet-shops, não siga nenhuma bula e nem cheque para que serve o produto administre conforme seu amigo indicou!

-Se você tiver muitos pássaros em confinamento, lave todos os dias o chão com desinfetante bem perfumado, e lhe asseguro que não sobrará nenhum filhote vivo para contar a estória.

-Leve sua ave doente a um veterinário de cachorros, se ele tiver a cara de pau de atender o animal, a morte costuma ser bem rápida...Veterinário de aves é Veterinário de aves

-Nunca se esqueça de por polivitamínicos na água da ave, e não precisa trocar todos os dias, principalmente se você tem muitos pássaros, trocar para que? Ainda tem água não é mesmo? E dá tanto trabalho...Espere acabar a água primeiro...

-Siga corretamente as instruções dos vendedores, se for uma ave frágil, estas costumam morrer bem lentamente com a alimentação que eles costumam indicar, que por acaso eles tinham ali para vender. Em alguns casos a ave sucumbe em poucos dias

-Alimente filhotes de psitacídeo com milharina pura ou de preferência fubá, conforme o traficante que lhe vendeu disse.

 -Planejar uma vermifugação anual ou limpeza geral antes da estação de criação é besteira, um gasto desnecessário.

 -Lavar as verduras não adianta nada, eu nunca lavei e também nunca tive problemas! Agrotóxicos não fazem mal a ninguém!

 -Antibióticos são ótimos na prevenção de doenças, dê sempre aquele que um amigo recomendou, ou um vendedor de confiança, é batata! Aumente um pouquinho a dose para “garantir"!

 --Nunca faça nenhum exame preventivo ou nenhum tipo de análise, eles não servem para nada mesmo, não é?

-Compre muitos tipos de aves e junte-as todas em um viveiro sem se preocupar, elas estão tão felizes voando...

-Quando vir uma ave bonita, compre! Não interessa mais nada, só o preço e a beleza da ave, se ela precisa comer insetos ou algum tipo específico de fruta, não se preocupe, qualquer ração disponível nas lojas serve! Aliás, as mais baratas são as melhores!

-Quando a ave estiver doente demais ou quando você se enjoar dela, solte-a de volta para a natureza!

-Os papagaios têm direito a uma alimentação melhor, se eles gostam de coca-cola, café com leite, chocolate, e outras guloseimas, por que não dar aos coitados já que eles custam caro, devem comer bem.

-A melhor alimentação para um papagaio é aquela que você mesmo prepara e ele gosta, pois foi feita com amor. Nada de se preocupar com alimentação balanceada, coisa específicas ou caras. Não precisa!

-Uma folhinha de alface todos os dias para os canários, tomate para as aves que gostarem, o abacate deve ser sempre fornecido à vontade para todas as aves que o consumirem.

-Se você comprar um Lóris em um grande pet-shop e lá estiver escrito “Come sementes e frutas”, faça isso e aguarde o resultado!

-Mantenha sempre em sua janela uma garrafinha para beija-flores com água e açúcar.  Bem exposto ao sol, encha bem a garrafinha para durar bastante, e se aquele “lodinho” preto aparecer, não tem problema, se usar mel, o efeito é ainda mais rápido! 

-O alpiste está barato? Faça um estoque para no mínimo seis meses, deixe num saco de estopa em qualquer lugar, de preferência num chão úmido. Que economia, hein? Preço assim, nunca mais!

---Trate as aves só quando acabar a comida, e encha sempre o potinho até a boca, escolha um pote bem grande para não ter de trocar toda hora, assim a comida dura à semana toda. Em viveiros externos, não precisa trocar as comidas secas todos os dias, você cuida muito bem e dá de tudo, elas podem até escolher! A umidade do ar não vai afetar os alimentos!

 -Se você comprar um alimento ensacado e tiver o seu pássaro na capa, pronto! Dê só aquilo, afinal ele é apenas um bicho e bicho não pode ter frescura!

 -Antes de começar a estação de procriação, trate todas as aves com antibióticos pra dar uma “limpada” geral. Se não fizer isso, os filhotes morrem.

 --Mas, se você realmente é perverso, amarre uma corrente no pé do seu Louro! Afinal ele tem de cumprir sua pena por ser dócil e bonito. Compre aquelas gaiolas que só tem um cano gelado e grosso, estas são ótimas! E, é claro! Dá-lhe girassol!!!!!!!!!!!!

  --Deixe a gaiola em dias de frio ao relento, seu passarinho vai pegar uma doença respiratória e sofrer bastante até a morte! Afinal, na natureza eles até tomam chuva, não é mesmo?

-Deixe sua ave fazer companhia para você enquanto você estiver acordado!  Afinal você adora ouvir seu canarinho cantando toda vez que você acendo a luz da cozinha! Dormir 12 horas por dia? Só na natureza, aqui em casa ele é meu companheiro!

Seguindo estas dicas, não há como dar errado, certamente você mata até a mais resistente das aves, e é claro com bastante sofrimento, se é o que você pretende...  

Tenha  uma ave  em  casa  somente  se  você  puder  atender  todas  as  suas necessidades. Alimentação  balanceada  de  acordo  com  a  raça, cuidados  especiais,  muita  atenção,  boa  higiene  diária,  muito  carinho  e  principalmente  um  Veterinário  especializado!

                                                                                                                        


[ ]


[ voltar ]

             



BIRDMANIA 1999-2008 - birdmania@uol.com.br