Página inicial

 Página inicial

 Álbum de Fotos

 Agapornis

 Calopsitas

 Papagaios

 Cuidados gerais

 Cortando asas e unhas

 Devo ter um pássaro?

 Direitos dos animais

 Plantas para pássaros

 Ecologia

 Mapa do site

 Histórias reais

 Aves no Antigo Egito

 Aves e a arte

 Aves de São Paulo

 Nossos mascotes

 Campanhas/Banners

 Links

 Nossos Artigos

 Matérias

 Ser Vegetariano

 Proteção Animal

 Escreva-nos!

Criando Papagaios, Calopsitas e Agapornis.
            

Introdução

ATENÇÃO! ESPÉCIE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO! NUNCA COMPRE SEM AUTORIZAÇÃO DO IBAMA.

Papagaios são sem dúvida um dos mais fascinantes membros do mundo animal. Eles têm um maravilhoso comportamento e uma personalidade única. O modo com que eles se expressam e "falam" conosco é absolutamente adorável! E, exatamente por isso eles criam em todos nós, um imenso desejo de possuí-los como um animal de estimação muito especial, arriscando assim a sobrevivência da espécie.

Os papagaios devem ter uma dieta balanceada, com sementes diversas, muitas frutas, verduras. Duas vezes por semana deve se oferecer ração peletizada (no Brasil é muito difícil encontrar rações deste tipo, então, pode-se substituir por ração canina, pois ela fornecerá uma alimentação balanceada e toda proteína animal que eles necessitam). As frutas mais indicadas são: banana, goiaba, kiwi, uva, maçã, mamão, e outras que ele gostar. Os legumes e verduras indicados são: brócolis, couve-flor, cenoura, batata doce, feijão, ervilha, grão-de-bico e milho cozido sem sal e sem temperos.

No Brasil podemos facilmente adquiri-los ainda recém-nascidos em algumas aviculturas bastando apenas conversar em particular com os funcionários da loja, que por sua vez encomendam para certos caminhoneiros que utilizam a rota Pantanal/São Paulo, ou região Nordeste/São Paulo. Eles trazem três ou quatro ninhadas e ao chegar a São Paulo, dos dez a doze filhotes apenas dois ou três suportam a estressante viagem e destes três, com muita sorte, apenas um sobreviverá por mais alguns dias até ser vendido, e, se tiver "sorte" conseguirá um dono que vai passar a vida toda lhe dando apenas girassol e restos de comida.


NUNCA COMPRE UM PAPAGAIO CAPTURADO DA NATUREZA!

Todas as espécies de papagaio são raras e estão ameaçadas de extinção, apenas uma em cada dez aves sobrevive ao contrabando durante o transporte. Papagaios nascidos em cativeiro são mais caros, porém mais saudáveis, mais calmos e acostumados com seres humanos e se tornam melhores companheiros.
Papagaios capturados dificilmente ficam totalmente mansos. No contrabando eles sofrem e morrem de fome, falta de ar (locais fechados por muitas horas), doenças ou stress, é horrível compactuar com algo assim, além de ser um crime!

Quando os caçadores vão saquear um ninho, eles muitas vezes destroem algo extremamente valioso que é o próprio ninho, tão escasso na natureza, outro grave problema para a sobrevivência da espécie.

Bandos ou pequenas famílias podem ser destruídos pelos caçadores inescrupulosos, não se importando em matar algum adulto para pegar os filhotes.

Na Inglaterra recentemente se descobriu que mais de 30.000 papagaios são importados ilegalmente e a cada ano, mais de 4.000 morrem no transporte ou na quarentena. Entretanto este número de mortes deve ser muito maior que os dados oficiais. Estes pássaros são certamente enviados das florestas do BRASIL! Um crime contra a natureza e contra nosso próprio país!

NÃO CONTRIBUA COM O TRÁFICO DE AVES BRASILEIRAS! NÃO COMPRE!

[ voltar ]


BIRDMANIA 1999-2008 - birdmania@uol.com.br