Página inicial

 Página inicial

 Álbum de Fotos

 Agapornis

 Calopsitas

 Papagaios

 Cuidados gerais

 Cortando asas e unhas

 Devo ter um pássaro?

 Direitos dos animais

 Plantas para pássaros

 Ecologia

 Mapa do site

 Histórias reais

 Aves no Antigo Egito

 Aves e a arte

 Aves de São Paulo

 Nossos mascotes

 Campanhas/Banners

 Links

 Nossos Artigos

 Matérias

 Ser Vegetariano

 Proteção Animal

 Escreva-nos!

Criando Papagaios, Calopsitas e Agapornis.
   

Alimentação

Comendo TenébrioPapagaios não são diferentes de nenhuma outra criatura existente. Para serem saudáveis eles precisam comer alimentos com grande variedade e qualidade. E para papagaios em cativeiro, a variedade é ainda mais importante!

Comendo uma nozExiste muita contradição na hora de definir o que é e o que não é realmente bom. Alimentos que são bons podem não ser aceitos por alguns papagaios. Por falta de hábito ou por simples gosto pessoal, assim como nós!

O alimento também pode ser um motivo de distração, uma castanha, um biscoito especial ou alguma fruta nova pode fazer seu pássaro se distrair por um bom tempo. O que é extremamente recomendável. Quanto mais variada a dieta, mais vitaminas e minerais ele vai absorver.

Papagaios são criaturas que voam, sendo assim gastam muita energia.Mas, em cativeiro eles queimam menos energia. Entretanto carboidratos devem Comendo biscoito caninoestar sempre disponíveis para que ele tenha sempre energia. Papagaios adoram sobras humanas, o que não deve ser dado. Eles comem qualquer coisa que seu dono oferecer.Tente evitar alimentos gordurosos e salgados, no restante, eles tem um certo sexto sentido para analisar o que é bom ou não. Em dias muito frios, tente amornar o alimento, pois lembre-se, na floresta não existem geladeiras, ao contrário, o clima tropical é muito quente. 

Algumas pessoas, infelizmente alimentam papagaios apenas com girassol e pão seco, nada mais. Ele vai viver? Sim, vai viver, mas, bem pouco. É como se você comesse apenas arroz e pão por toda sua vida. Você seria saudável? Certamente que não! Então, pense bem na hora de alimentar seu papagaio! 

Para que ele tenha belas penas, é fundamental oferecer vegetais, mas a proteína animal também é essencial. Então deve-se oferecer  ovos cozidos (gema), frango grelhado muito raramente, ração peletizada específica para eles e Tenébrios (Tenebrio molitor, larvas criadas em ambiente limpo), fonte riquíssima em proteínas. 

Papagaios na natureza e em colônias dentro de aviários, comem de manhã, e no entardecer. Em aviários, é recomendado dar uma boa mistura de grãos, frutas e vegetais de manhã. A noite, diferentes frutas e verduras e algumas novidades como rações peletizadas, algumas poucas castanhas  e outros alimentos diversificados todos os dias.

Os mix para papagaios são ótimos e facilitam seu dia a dia. Rações aromatizadas com cheiro de frutas são adoradas pelos papagaios. Mas, fique atento com a data de validade e a qualidade do alimento, pois amendoim mofado pode matar. Uma alimentação variada e criativa vai fazer seu pássaro mais saudável e feliz.

Evite a rotina e especialmente o famoso girassol! O girassol pode ser muito danoso se estiver com impurezas. O girassol pode danificar o fígado de seu papagaio com tanto óleo que ele contém! Lembre-se também de que muitas vitaminas naturais só se tornam efetivas quando o pássaro é exposto ao sol, por exemplo, o cálcio só é absorvido assim. Então, 30  minutos de sol pela manhã ou ao final da tarde, serão maravilhosos para seu pássaro.

O que dar ao seu pássaro? Brócolis, cenoura, batatas cozidas, milho natural ou cozido, ervilhas, soja torrada, banana, maçã sem sementes, melancia, uvas sem pele, manga,  ovos cozidos, amendoim (fresco e sem fungos ou levemente torrados), nozes, castanhas do Pará, em pequena quantidade, castanha portuguesa e pinhão (quando for a temporada) e muitas outras coisas, oferecidas em dias alternados.

[ subir ]


[ voltar ]


BIRDMANIA 1999-2008 - birdmania@uol.com.br