Página inicial

 Página inicial

 Álbum de Fotos

 Agapornis

 Calopsitas

 Papagaios

 Cuidados gerais

 Cortando asas e unhas

 Devo ter um pássaro?

 Direitos dos animais

 Plantas para pássaros

 Ecologia

 Mapa do site

 Histórias reais

 Aves no Antigo Egito

 Aves e a arte

 Aves de São Paulo

 Nossos mascotes

 Campanhas/Banners

 Links

 Nossos Artigos

 Matérias

 Ser Vegetariano

 Proteção Animal

 Escreva-nos!

Criando Papagaios, Calopsitas e Agapornis.

 

       Ecologia

 

Por que proteger a nossa Mata Atlântica? Porque a Mata Atlântica está seriamente ameaçada de desaparecer em menos de 10 anos! Dela sobrarão apenas fragmentos sem ligação o que extinguirá todas as espécies animais! Vamos perder inúmeros pássaros, animais de pequeno porte (pois os grandes já se foram...), insetos de utilidade inestimável, plantas que podem curar e muito mais...

Além de todas estas perdas como os animais e  as plantas que ainda nem foram catalogados e já vão desaparecer, ainda teremos dramáticas mudanças no tempo, o padrão dos oceanos vai mudar e os ventos vão começar a destruir países tropicais como o nosso. E até já começou! Com um ciclone tropical ou um furacão, não importa! Que recentemente atingiu a costa do litoral sul do nosso país (abril/2004). 

Ajudar a salvar a Floresta tropical não vai ajudar apenas o nosso país, mas, todo o planeta! As floretas são devastadas por motivos fúteis, como loteamentos de luxo, produção de móveis e papel, e para a formação de um novo plantel de gado. Afinal eles precisam de um pasto, não importa se às custas da devastação de uma imensa área nativa.

 

Recentemente outro dramático impacto ecológico (abril/2004). Índios que deveriam amar e proteger nossas matas estavam vendendo suas terras em troca de dinheiro na violenta extração de diamantes. E como se não bastasse tamanho horror, ainda assassinaram violentamente os garimpeiros pois não queriam mais "dividir" o lucro dos diamantes! Em nenhum momento se argumentou sobre todas as árvores que foram derrubadas, todos os animais que perderam o pouco que ainda resta de seu habitat natural!

Como diz o grande ícone do Jornalismo Brasileiro, Boris Casoy: "Isso é uma vergonha!" Toda nossa política de proteção à natureza é fraca, cheia de falhas e as entidades de proteção ambiental, cheias de corrupção. O que podemos fazer? Se cada um protestar e se juntar à entidades não governamentais que realmente atuam e protestam, quem sabe algo vai mudar por aqui. Se nada fizermos, só nos resta assistir aos noticiários e ouvir as estatísticas de quanto da nossa floresta foi devastada, de quantos animais foram extintos naquele ano, e de quantas plantas que poderiam salvar as nossas vidas foram perdidas sem nem mesmo terem sido estudadas!

Será que não haverá nem um político neste país realmente preocupado com as nossas matas? Em meu bairro só vejo árvores sendo cortadas por soltar folhas no outono e "sujar" os quintais e calçadas. Ou podas feitas de maneira grotesca por causa da fiação elétrica. Podemos fazer as podas próximas das fiações, de fato devemos, mas, seria difícil demais encontrar pessoas especializadas ou ao menos orientar melhor quem executa este trabalho? Meu bairro era lindamente arborizado, agora, virou uma piada. Os pássaros sumiram e só restaram os pombos, que vivem no concreto e comem qualquer coisa! Sumiram os Tico-tico, os Beija-flores, os Sanhaços, os Periquitos bandeira, os Sabiás, e muitos outros...

Triste para aqueles que estão nascendo agora, e que vão receber uma herança terrível, um planeta poluído, sem água pura, sem árvores e conseqüentemente sem aves ou animais algum. Que triste!

A hora de reverter o processo de destruição é agora, ou será tarde demais...

 

Leia também o excelente artigo "Mata Atlântica: Impossível de ser imitada pelo homem" de Germano Woehl Jr.

 


[ ]


[ voltar ]

             



BIRDMANIA 1999-2008 - birdmania@uol.com.br