Página inicial

 Página inicial

 Álbum de Fotos

 Agapornis

 Calopsitas

 Papagaios

 Cuidados gerais

 Cortando asas e unhas

 Devo ter um pássaro?

 Direitos dos animais

 Plantas para pássaros

 Ecologia

 Mapa do site

 Histórias reais

 Aves no Antigo Egito

 Aves e a arte

 Aves de São Paulo

 Nossos mascotes

 Campanhas/Banners

 Links

 Nossos Artigos

 Matérias

 Ser Vegetariano

 Proteção Animal

 Escreva-nos!

Criando Papagaios, Calopsitas e Agapornis.
                                                       

Dieta básica

Tratamento especial sempre!

Esta recomendação de dieta são regras gerais. Certas espécies requerem considerações especiais, para mais específicas informações, mande-me um e-mail! Recomendamos esta dieta para Agapornis, Calopsitas, Periquitos, Papagaios (Senegal, Barriga vermelha, etc.), Amazonas (Testa Azul, Cara Amarela), Conures (Cara Verde, Coroa Azul), Ring Neck Indiano  e vários outros tipos de pássaros e papagaios.

Não se esqueça de trocar a dieta de seu pássaro vagarosamente. Qualidadeé importante! Mantenha sempre os mesmos vegetais e frutas mesmo que ele os ignore. Um dia, ele vai tentar variar. Tente esconder novas comidas debaixo das que ele gosta. Tente variar sementes colocando-as junto com as que ele habitualmente gosta.

*Frutas são ricas em açúcar e estragam facilmente, então, não são tão importantes ou nutritivas como os vegetais frescos. Elas também atraem moscas (germes) e formigas (perturbadoras!). Evite morangos, a não ser que eles sejam orgânicos, pois os agrotóxicos são violentamente mortais, e o morango é a fruta que mais absorve este veneno.

**Não deixe alimentos cozidos e comidas frescas na gaiola por mais de duas horas, principalmente no verão! Iogurte deve ser mantido por apenas uma hora.

   


Atenção!!! Chocolate é altamente palatável. Infelizmente, muitos pássaros amam chocolate como nós. Chocolate não é só horrível por ser rico em calorias e ter muita gordura, ele contém um componente chamado Theobromine. Ele é tóxico para cães e gatos também. Mas, como pássaros são muito menores, e com um metabolismo muito rápido, são muito mais susceptíveis aos seus efeitos tóxicos. Geralmente, quanto mais doce o chocolate, menos deste componente ele apresenta (chocolate ao leite contém cerca de 1 a 2 mg deste componente  por grama, chocolates amargos podem conter mais de 16mg por grama! Apesar disso, NENHUM CHOCOLATE PODE SER DADO PARA PÁSSAROS! Sinais de intoxicação por chocolate incluem: Hiper atividade, vômitos, diarréia, arritmias cardíacas, tonturas, fezes escuras e morte!

   


Alimentos e bebidas perigosas, Álcool, abacate (fruto e caroço), cafeína, chocolate, fumaça de cigarro, café, milho e amendoim estocado em locais úmido, comidas muito salgadas, cogumelos, Alimentos com grande quantidade de Ácido oxálico como espinafre e ruibarbo (pouco conhecido aqui), amendoins e castanhas crus e mal estocadas, sementes em quantidade: Maçã, abricó, amêndoa amarga, sementes de cereja, pêssego pêra e ameixa, Refrigerantes que contém cafeína tipo colas, chá, vinho.

[ subir ]

[ voltar ]


BIRDMANIA 1999-2008 - birdmania@uol.com.br