Página inicial

 Página inicial

 Álbum de Fotos

 Agapornis

 Calopsitas

 Papagaios

 Cuidados gerais

 Cortando asas e unhas

 Devo ter um pássaro?

 Direitos dos animais

 Plantas para pássaros

 Ecologia

 Mapa do site

 Histórias reais

 Aves no Antigo Egito

 Aves e a arte

 Aves de São Paulo

 Nossos mascotes

 Campanhas/Banners

 Links

 Nossos Artigos

 Matérias

 Ser Vegetariano

 Proteção Animal

 Escreva-nos!

Criando Papagaios, Calopsitas e Agapornis.
                                                       

Atenção: sinais de perigo

ATENÇÃO: Esta matéria é apenas ilustrativa, e não deve ser utilizada como opção para evitar uma consulta ao Veterinário!

Problemas de saúde e como reconhecer problemas

Uma importante contribuição para que seu pássaro fique doente, é uma pobre dieta alimentar. A alimentação deve ser reavaliada ao primeiro sinal de problemas de saúde, como perda de apetite ou apatia. Os problemas causados por uma pobre dieta alimentar são: Problemas com as penas opacas, caindo, bico, pele, ossos fracos, obesidade ou emagrecimento (peito seco), diarréia, ataques tipo epilepsia, problemas respiratórios e condição geral ruim.

 

Psitacose

Foi primeiramente descoberta entre os papagaios, é uma doença que pode passar de pássaros para humanos e pode ser fatal para pássaros e até alguns casos, em humanos. É causada por uma bactéria chamada Clamídia e seu contágio se faz pelas fezes em suspensão no ar, ou seja, elas secam, se transformam em pó e a partir daí quando o pássaro voa, ela se espalha pelo cômodo e é ingerida através da respiração. Esta doença é mais freqüentemente encontrada entre os pombos, e pode também ocorrer com outros animais soltos na natureza e também domésticos. Papagaios na natureza, podem mostrar sintomas como secreção dos olhos e nariz, especialmente quando expostos ao stress de uma captura. Papagaios nascidos em cativeiro podem se contaminar se entrarem em contato com pássaros da natureza.

 

Infecção bacteriana

Aves, especialmente papagaios, são sensíveis à outras infecções bacterianas como “salmonelose” e infecção por fungos como “aspergilose”. Desinfetar a gaiola uma vez por semana irá reduzir o perigo de infecção.

 

PBFD (psitaccine beak and feather disease)

Doença de psitacídeos que ataca bico e penas, primeiramente acometia apenas Cacatuas, mas, diferentes tipos de papagaios da natureza ou de cativeiro são acometidos por esta infecção (especialmente na Europa). Os sintomas são, deterioração das penas, que nascem defeituosas e caem e a deformação do bico.  Este problema gravíssimo é causado por um vírus, que se espalha facilmente entre outros pássaros. Uma vez constatado o problema, o isolamento da ave é emergencial pois esta doença é fatal e difícil de erradicar. Muito cuidado ao comprar uma ave importada!

 

Arrancar penas e mutilação de dedos

É um problema comportamental que geralmente acomete pássaros judiados, assustados, estressados ou sozinhos em gaiolas sem receber nenhuma atenção. Este problema ocorre geralmente por um stress violento, com uma ave abandonada, maltratada, ou sem brinquedos.

 

ATENÇÃO! Este é apenas um resumo dos problemas que podem ocorrer com seu pássaro, qualquer um destes sintomas, você deve correr para um bom Veterinário especializado, pois todos eles podem levar à morte!

 

NÃO TENHA UM PÁSSARO, A NÃO SER QUE VOCÊ POSSA ATENDER TODAS AS  SUAS NECESSIDADES, INCLUSIVE UM VETERINÁRIO ESPECIALIZADO!

Mudança de comportamento – Mudanças súbitas de comportamento podem ser causadas pela muda, por forte stress, maturidade sexual ou alguma doença. Qualquer mudança brusca deve ser investigada com urgência para determinar a causa.

Certas doenças ou vírus têm sintomas específicos que freqüentemente podem identificar o problema:

Arpergilose – Afeta o sistema respiratório causando um som de “click” durante a respiração.

Giárdia – É um protozoário interno que reside no trato intestinal. Causa diarréia, e muitas vezes o pássaro passa a arrancar de penas.

Psitacose – os sintomas incluem perda de peso, fezes verde claras, e grande letargia.

Polioma – Afeta filhotes com os seguintes sintomas, perda de peso diária, vômito, depressão, letargia, desidratação, hemorragia e comer ou arrancar penas.

PBFD – Dramática doença, não muito conhecida no Brasil, mas uma praga na Europa, mata o pássaro em pouco tempo. As penas começam  a cair, ter problemas na base, entortar, e o bico amolece ou alonga, em alguns casos casa ulceração na boca.

Síndrome da dilatação proventricular – Perda de peso acompanhada de grande apetite, sementes expelidas sem digestão, regurgitação, e proventrículo aumentado.

Papilomatose – Acúmulo de massa fecal na cloaca, fezes com odor forte, infertilidade, prolapsos, fezes acumuladas no ventre.

Qualquer um dos sintomas descritos acima, corra para um Veterinário com urgência, pois você pode estar perdendo seu companheiro.

   

[ subir ]

[ voltar ]


BIRDMANIA 1999- 2008 - birdmania@uol.com.br