Página inicial

 Página inicial

 Álbum de Fotos

 Agapornis

 Calopsitas

 Papagaios

 Cuidados gerais

 Cortando asas e unhas

 Devo ter um pássaro?

 Direitos dos animais

 Plantas para pássaros

 Ecologia

 Mapa do site

 Histórias reais

 Aves no Antigo Egito

 Aves e a arte

 Aves de São Paulo

 Nossos mascotes

 Campanhas/Banners

 Links

 Nossos Artigos

 Matérias

 Ser Vegetariano

 Proteção Animal

 Escreva-nos!

Criando Papagaios, Calopsitas e Agapornis.
                                                       

Alimentação

Uma dieta totalmente feita de sementes não é recomendada. Alguns pássaros ficam desnutridos ou até morrem porque seus donos simplesmente olham superficialmente em seus comedouros e supõe que eles ainda estejam cheios, quando na verdade eles contém apenas um monte de cascas. Eles partem as cascas e comem as sementes. As cascas ficam no comedouro dando a ilusão de que ele está cheio de comida, portanto, reponha a comida de seu pássaro diariamente.

   

   

Nutricionalmente, sementes são um alimento muito pobre. Elas contém pouco cálcio, proteínas e muitas outras vitaminas e minerais que os pássaros necessitam. Sementes e castanhas são ricas em gordura, e podem desenvolver doenças de fígado. Pássaros comem sementes na natureza, mas, eles suplementam sua dieta com muitas outras fontes, tais como: frutas, besouros, e sementes de diversas plantas. Como nós, os pássaros requerem uma dieta balanceada para manterem-se saudáveis. Pássaros gostam de vegetais, frutas, massas, cereais e até de carne de frango cozida (sem temperos). Ração peletizadas também são uma boa fonte de nutrientes, mas não deve ultrapassar  50% da dieta, outros alimentos devem ter uma maior percentagem.

Guia geral de nutrição


Todos os dias: frutas, legumes e verduras!



E todos os tipos de sementes como girassol (com moderação), painço, alpiste, arroz com casca, aveia em grãos, castanhas sem sal, pão torrado e Corn-Flakes.

Para suprir a necessidade de cálcio de seu pássaro,  dê cascas de ovo limpas, sem a membrana e levemente assadas no forno ou no microondas, não torradas.   Recomenda-se também, para suprir as necessidades de proteína animal, dar uma vez por semana, Tenébrio Molitor (pequenas larvas deste inseto, desde que criadas com muita higiene) e ração peletizada específica para aves encontrada em pet-shops.

Lave sempre muito bem todas as frutas, legumes e verduras que for oferecer a seu pássaro.

Estas recomendações são para psitacídeos em geral, entretanto, muitos podem não aceitar certo tipo de alimento, você deve insistir por alguns dias, mas se seu pássaro não se habituar, substitua por outras opções. Lembre-se: introduza novos alimentos com paciência, dê sempre alimentos frescos e ao final do dia retire-os. Um bom truque é colocar novos alimentos entre os que ele já está acostumado. Evite dar morangos e uvas com casca pois possuem muito agrotóxico.


Atenção!

Alguns alimentos, saudáveis para os humanos, são letais para pássaros. Dentre eles estão inclusos alguns itens inesperados como abacate, chocolate, cafeína, álcool, sementes de maçã e cereja, fumaça de cigarro e agrotóxicos em morangos, uvas e tomates.

Chocolate é delicioso para nós e também para alguns pássaros, porém, chocolate não é prejudicial apenas por conter muitas calorias, ele contém uma substância que é tóxica para cães, gatos, e para pássaros pode ser fatal. Eles são menores e tem um metabolismo mais rápido sendo mais suscetíveis aos seus efeitos tóxicos. Sinais de intoxicação por chocolate são: hiper-atividade, vômitos, diarréia, falta de coordenação, quedas e até morte.

Outro alimento comprovadamente perigoso é o abacate (semente ou polpa). Pesquisas nos Estados Unidos comprovam este fato.


Nunca dê a seu pássaro:

Abacate

Chocolate

Café

Alimentos muito salgados

Cogumelos

Amendoim velho ou úmido

Chá

Refrigerantes

Leite

Sementes de frutas em quantidade como:
Maçã, cereja, pêssego, pêra e ameixa.

[ subir ]

[ voltar ]


BIRDMANIA 1999-2008 - birdmania@uol.com.br