Página inicial

 Página inicial

 Álbum de Fotos

 Agapornis

 Calopsitas

 Papagaios

 Cuidados gerais

 Cortando asas e unhas

 Devo ter um pássaro?

 Direitos dos animais

 Plantas para pássaros

 Ecologia

 Mapa do site

 Histórias reais

 Aves no Antigo Egito

 Aves e a arte

 Aves de São Paulo

 Nossos mascotes

 Campanhas/Banners

 Links

 Nossos Artigos

 Matérias

 Ser Vegetariano

 Proteção Animal

 Escreva-nos!

Criando Papagaios, Calopsitas e Agapornis.
          

Alimentação específica

Alimentação
Não há dieta "oficial" a dieta para pássaros, é como para pessoas. Você pode perguntar a criadores bem sucedidos, qual é a dieta ideal e você terá diversas respostas diferentes! E muitas "receitas ideais." Este site se baseia em pesquisas e em minha experiência bem sucedida com Calopsitas.  Um criador iniciante, deve experimentar vários caminhos até encontrar o que se adapte melhor à ele, seu modo de vida e especialmente seus pássaros. Eu particularmente já tentei diversos alimentos que elas detestaram, acho que elas não são fáceis de aceitar novas dietas rapidamente. Não pense que elas aceitam novidades instantaneamente! Pode demorar alguns dias para que elas aceitem o novo alimento.



Para reconhecer a dieta básica das Calopsitas, devemos nos familiarizar com seu habitat natural: Austrália.
Na Austrália, há planícies com ventos fortes, meses de seca, e tempo quente como no deserto. E sementes secas ao sol. Com este tipo de clima, você pode concluir por que elas não são familiares à frutas tropicais, e outros tipos diferentes de alimento.



 


Água
Água fresca deve ser trocada pelo menos, duas vezes ao dia, pois, a água é fonte de saúde para seu pássaro. No Brasil não há muitas opções em recipientes para água. Mas, os importados, tem muitas opções decorativas e muito práticas.


Sementes
Tente sempre adquirir sementes de alta qualidade,pois elas são quase 90% da dieta de suas Calopsitas. Caixinhas com misturas prontas, podem ser boas, mas são muito mais caras. Tente comprar painço, alpiste, aveia, arroz com casca (Cateto), girassol graúdo (em pequenas quantidades pois são muito oleosos) e niger. estas são as básicas, pode-se tentar outras disponíveis no mercado


Suplementos
O propósito dos suplementos é balancear a dieta. Animais em cativeiro, não conseguem reproduzir com uma dieta contendo apenas sementes. Outro suplemento usado é o pão torrado. Ovos cozidos, são também recomendados por alguns criadores. Esmaga-se a gema com a casca do ovo, algumas Calopsitas adoram esta mistura, especialmente na procriação. Rações peletizadas e rações específicas para calopsitas são o ideal. Alguns criadores eliminaram as sementes e dão apenas a ração juntamente com as verduras, legumes e frutas.


Verduras e frutas
Verduras são necessárias e uma fonte de vitamina natural com ricos nutrientes. Os mais apropriados são escarola, catalônia, espinafre, e outras verduras amargas, elas gostam também de cenoura, milho, mamão, maçã (SEM SEMENTES!) e talos de chorão, uma árvore de longos galhos caídos. Certifique se de lavar muito bem todas as verduras oferecidas aos seus pássaros. NUNCA DÊ ABACATES! NEM FRUTO NEM CAROÇO! Ele é venenoso! CHOCOLATE É TÓXICO E PODE MATAR!


Minerais
Minerais estão disponíveis nas sementes, grãos, vitaminas, e na água, mas é simples garantir que eles tenham um suplemento adequado oferecendo osso de siba, blocos minerais ou um suplemento vitamínico que seu Veterinário pode sugerir.


Vitaminas
Todos nós sabemos que vitaminas e minerais são importantes para a nutrição de todos os seres vivos. Com pássaros, esta necessidade é realmente importante, vitaminas líquidas para adicionar na água pode ser uma alternativa, mas elas deterioram rapidamente, principalmente em nosso clima quente.

[ subir ]

[ voltar ]


BIRDMANIA 1999-2008 - birdmania@uol.com.br