Página inicial

 Página inicial

 Álbum de Fotos

 Agapornis

 Calopsitas

 Papagaios

 Cuidados gerais

 Cortando asas e unhas

 Devo ter um pássaro?

 Direitos dos animais

 Plantas para pássaros

 Ecologia

 Mapa do site

 Histórias reais

 Aves no Antigo Egito

 Aves e a arte

 Aves de São Paulo

 Nossos mascotes

 Campanhas/Banners

 Links

 Nossos Artigos

 Matérias

 Ser Vegetariano

 Proteção Animal

 Escreva-nos!

Criando Papagaios, Calopsitas e Agapornis.
                                                       

Aparando unhas afiadas

Outro item importante são as unhas, se as unha ficarem grandes demais, ele pode se machucar ou machucar você! Existem poleiros especiais importados que desgastam a unha, não são poleiros com lixa embaixo! A lixa colada no poleiro pode machucar a pele do pézinho. Você pode cortar a pontinha da unha com cuidado para não cortar os vasos sanguíneos (Como cães que tem unhas pretas e não dá para ver o vaso sanguíneo).

Se por acidente a unha dele começar a sangrar, tenha calma, aguarde um pouco, se não parar, você deve ter em casa um produto encontrado em casas de produtos veterinários que ajuda a estancar o sangue imediatamente. Se você não tiver, a alternativa será correr para o Veterinário. Então, MUITO CUIDADO!

Na minha opinião, a maneira mais garantida é lixar a unha com lixas normais. Não tem segredo, só lixar um pouquinho e com cuidado. Olhe o desenho abaixo e veja por onde circula o sangue. Se o pássaro não parar quieto, enrole-o com uma toalha macia deixando apenas os pezinhos de fora. Pegue unha por unha com cuidado para não machucar os ossinhos dos dedos e lixe as pontinhas. Você vai precisar da ajuda de alguém para fazer esta tarefa.

 Bicos

Quando um pássaro tem deficiência de vitaminas, seu bico pode começar a crescer de forma estranha, há casos de bicos que ficam cruzados dificultando a alimentação. Primeiro passo é verificar a alimentação correta que precisa ser ministrada ao seu pássaro. Já vi casos de pássaros com bicos que se cruzam de forma terrível. Então a alternativa é levá-lo a um Veterinário para que com um alicatinho próprio ele corte uma das pontas para que seu pássaro possa voltar a se alimentar corretamente e sem sofrimento. Não recomendo fazer este serviço em casa, pois a língua pode entrar no meio e pode acontecer um acidente. Por favor, não façam isso sozinhos!

[ subir ]

[ voltar ]


BIRDMANIA 1999-2008 - birdmania@uol.com.br