Página inicial

 Página inicial

 Álbum de Fotos

 Agapornis

 Calopsitas

 Papagaios

 Cuidados gerais

 Cortando asas e unhas

 Devo ter um pássaro?

 Direitos dos animais

 Plantas para pássaros

 Ecologia

 Mapa do site

 Histórias reais

 Aves no Antigo Egito

 Aves e a arte

 Aves de São Paulo

 Nossos mascotes

 Campanhas/Banners

 Links

 Nossos Artigos

 Matérias

 Ser Vegetariano

 Proteção Animal

 Escreva-nos!

Criando Papagaios, Calopsitas e Agapornis.
                                                       

Cuidados específicos

Não há muitos cuidados específicos para um Agapornis, eles são em geral, os mesmos para qualquer psitacídeo.
O que não pode faltar é uma alimentação diversificada e balanceada.
Muita água fresca, verduras, legumes, frutas, corn-flakes, galhos de chorão limpos e sem folhas, pão seco (de vez em quando), e principalmente milho sempre, e em especial na época da procriação.



É muito importante oferecer uma dieta balanceada para um psitacídeo para se evitar as diversas conseqüências ruins de uma má Agapornis Lutino "Patita" alimentação. Deve-se sempre pôr á disposição na gaiola um suprimento de cálcio, já que o cálcio não é encontrado na alimentação normal, dê um osso de Siba que pode ser encontrado em casas de animais, prenda num canto da gaiola e sempre reponha quando ele estiver totalmente roído. Isso inclusive será bom para desgastar o bico prevenindo para que não cresça exageradamente.

Se você não encontrar o osso de Siba, pode substituir por uma pedra de cálcio para Hamsters, também encontrada facilmente em lojas de animais. Também se pode dar casca de ovo desde que seja cozida (não dê quente) ou coloque-a por 1 minuto no microondas. Um pedaço pequeno de queijo frescal por semana supre a necessidade de cálcio. Tenébrios (larva de inseto criada em laboratório é uma excelente opção, além de muito barata), porém, difícil de encontrar e nem todos os pequenos pássaros aceitam. Você terá mais sucesso com papagaios.

Se você não suprir com cálcio o seu agapornis ou qualquer psitacídeo, ele começará a ter problemas para se manter no poleiro e problemas de articulação. É também muito importante suprir com vitamina A para se prevenir problemas de imunidade baixa, o aparecimento de placas brancas no céu da boca e língua, corrimento nasal, abatimento, diarréia, falta de apetite, inchaço ao redor dos olhos que são o resultado da falta de vitamina A. Consulte um veterinário imediatamente ao observar qualquer problema. Uma dieta com unicamente sementes de girassol têm muito baixa quantidade de vitamina A. Nunca faça isso!

Essa vitamina pode ser encontrada em mamão, manga, brócolis, cenouras, batata doce, gema de ovos (dê cozidas), e espinafre. Comidas que têm pouca vitamina A: Milho, banana, batata, maçã, uva e laranja. Não deixe de dar esses alimentos também pois, eles contém os outros nutrientes necessários, mas complemente com os que possuem grande quantidade de Vitamina A.


Não se esqueça das doze horas se sono tranqüilo, em local escuro e sem vento para que seu amiguinho possa ficar sempre saudável e feliz. Domesticar Agapornis quando filhotes, é muito fácil! Só depende de sua boa vontade e persistência, pegue-os, o mais freqüentemente possível para que eles se acostumem com você e não tenham medo de sua mão.

[ subir ]

[ voltar ]


BIRDMANIA 1999- 2007 - birdmania@uol.com.br