Página inicial

 Página inicial

 Álbum de Fotos

 Agapornis

 Calopsitas

 Papagaios

 Cuidados gerais

 Cortando asas e unhas

 Devo ter um pássaro?

 Direitos dos animais

 Plantas para pássaros

 Ecologia

 Mapa do site

 Histórias reais

 Aves no Antigo Egito

 Aves e a arte

 Aves de São Paulo

 Nossos mascotes

 Campanhas/Banners

 Links

 Nossos Artigos

 Matérias

 Ser Vegetariano

 Proteção Animal

 Escreva-nos!

Criando Papagaios, Calopsitas e Agapornis.
                                                       

Alimentação específica

"A ALIMENTAÇÃO É O ITEM MAIS CONFUSO ENTRE OS CRIADORES"

Algumas dicas:
- Pássaros não podem viver exclusivamente de sementes
- Pássaros adoram mastigar então deixe galhos, e nunca use canos de PVC como poleiros.
- Ofereça sempre alimentos diferentes e sempre observe atentamente se ele está comendo o suficiente.


Todos os pássaros precisam de uma dieta completa de grãos, vegetais,  frutas e água fresca. Tente colocar um pouquinho de brócolis, catalônia, escarola, a maioria deles adoram estas novidades. E quando são bebês, eles podem se acostumar mais facilmente que quando adultos.



Sementes, misturas de frutas, vegetais, milho verde, castanhas (sem sal e em mínimas quantidades), cereais (tipo Corn-flakes), rações de cachorro, pão torrado, tudo isso é parte de uma boa alimentação. Podemos encontrar alguns pacotes de alimentos específicos para Agapornis e Calopsitas, que geralmente são muito bons também. É necessário que nunca falte areia e farinha de ostra para que eles possam comer sempre que quiserem, pois esta mistura auxilia na digestão.
  


Sementes

Uma dieta de semente não pode jamais ser considerada boa, mesmo que
você utilize todos os tipos de sementes disponíveis no mercado. Pois esta alimentação vai causar uma falta de vitaminas essenciais. Se você comprou um pássaro adulto, talvez ele relute em aceitar, mas insista!


Produtos industrializados

Em pet-shops você pode encontrar dietas pré-prontas que podem ser muito
boas, especialmente algumas importadas que são balanceadas e mais práticas, porém devem ser bem escolhidas e seu pássaro precisa se adaptar perfeitamente. Mas, sempre que introduzir um novo tipo de alimento, observe atentamente se seu pássaro está comendo o suficiente, e se ele se adaptou bem ao novo alimento oferecido.


Diversos

Itens mais comuns são arroz cozido, sem temperos, milho verde e suas variações como cereais sem açúcar e pode-se oferecer pipoca, eles no mínimo irão brincar com ela e se divertir muito.Você deve tentar sempre, especialmente quando eles são novinhos e podem se adaptar melhor.


Vegetais e verduras frescas

Verde escuro e vegetais amarelos são os mais ricos em vitamina A, tais como brócolis, cenouras, catalonia, escarola, e outros, mas sempre lave-os muito bem para que não reste nenhum agrotóxico. Milho na espiga ou grãos cortados são diversão e alimentação garantida!


Frutas

Frutas devem ser dadas a seu pássaro por conter grande quantidade de vitaminas, kiwis, morangos, e algumas outras frutas devem constar de uma boa dieta alimentar. Tente misturá-las e ver qual delas o seu pássaro come e gosta mais, maçãs SEM sementes são boas para alimentação. Laranja, uvas sem pele também. Pode-se fazer uma mistura tipo “salada de frutas” não muito líquida, se eles se adaptarem será perfeito! Mas, lembre-se vale à pena insistir!


Proteína

Boas fontes de proteínas são feijões, lentilhas e soja colocados de molho à noite e colocado para cozinhar por alguns minutos, sem tempero, se quiser congelar, separe em pequenas porções e leve ao freezer. MUITO cuidado ao dar muito girassol e amendoins, pois eles contém muita gordura.


Cálcio

Casca de ovo é um excelente suplemento alimentar rico em cálcio especialmente para fêmeas em reprodução. Pegue as cascas de ovo, tire aquela membrana interna e coloque as cascas no microondas ou no forno até ficarem secas, não queimadas. Quebre-as em pequenos pedaços e coloque em um comedouro específico. Eles vão comer quando sentirem vontade. Osso de siba, blocos minerais, farinha de ostra ou cálcio liquido para bebês adicionado na água, são excelente fonte de nutrição para os pássaros. 


Água fresca

Água fresca deve ser uma preocupação fundamental! Os bebedouros devem ser tão limpos quanto o SEU copo de água! Absolutamente limpos ou eles poderão desenvolver doenças intestinais sem que você perceba a razão. Eles bebem pouca água, mas a higiene é fundamental SEMPRE!

[ subir ]

[ voltar ]


BIRDMANIA 1999-2008 - birdmania@uol.com.br